5 coisas que podemos aprender com os gatos

Para quem não sabe, tenho uma gata preta chamada Luna (minha filha) e uma “sobrinha” branca com manchinhas ruivas, a Nala, gata da minha irmã. Sou apaixonada por gatos e os considero alguns dos animais mais incríveis. Quem tem a oportunidade de conviver de perto com um desses bichanos consegue perceber algumas características admiráveis e que todos nós deveríamos adquirir

1. Curiosidade  CuriosidadeO ditado “a curiosidade matou o gato” reflete uma das características mais marcantes desses animais: eles não receiam o novo, pelo contrário, vão sempre em busca do desconhecido, procurando desvendá-lo. Gatos são ávidos por novidades e quando veem algo que não conhecem, mesmo que sintam medo, geralmente não resistem e vão fuçar para descobrir do que se trata. Para nós, é claro, cabe a reflexão antes de nos jogarmos em algo que pode ser perigoso. Mas por outro lado, por que não incorporar esse espírito curioso e inventivo em nosso dia-a-dia?

2. Elegância ElegânciaNão apenas os gatos, mas os felinos em geral são animais extremamente elegantes na forma como andam, comem, bebem água, tomam banho de língua, etc. É impressionante como as pequenas aqui em casa conseguem subir em móveis cheios de objetos em cima e se desviarem majestosamente, sem derrubar nada! Também podemos aprender esse dom com nossos amigos. Gatos não fazem escândalo por qualquer coisa, eles simplesmente se desviam dos obstáculos sem perder a elegância e geralmente atingem seus objetivos com tranquilidade.

3. Sutileza SutilezaQuem cai na armadilha de comparar gatos e cachorros (o que não pretendo fazer aqui, pois amo ambos igualmente ❤ ) geralmente afirma que “gatos são mais egoístas, menos carinhosos, mais interesseiros, blá blá blá”. Bobagem. A grande verdade é que gatos são mais sutis, e podem, sim, ser amistosos e carinhosos, porém à sua própria maneira. Eles são independentes e geralmente gostam de passar horas sozinhos, mas nem por isso são menos amorosos. Não espere uma recepção calorosa quando você voltar do trabalho, mas pode ter certeza que em cada esfregadela, ainda que sutil, há um gesto bem sincero de carinho. Isso me faz pensar, será que é necessário fazer estardalhaço de tudo o que sentimos? Não seria melhor dividir nossos sentimentos apenas com aqueles que realmente confiamos, em gestos sutis e singelos?

4. Coragem AutoconfiançaGatos são corajosos e destemidos. Caçadores natos, são capazes de dar botes certeiros e pegar suas presas desprevenidas. Sabe aquela barata cascuda e voadora da qual você sai correndo assim que vê? Então, eles enfrentam sem medo algum. E não é só porque seus alvos principais são animais menores, pois existem diversos vídeos no youtube que mostram gatos enfrentando cachorros enormes, cobras e até jacarés! Fato é que eles têm forte espírito de luta e estão dispostos a brigar com unhas e dentes (literalmente!) por seus objetivos. Podemos nos inspirar nos gatos quando temos algum obstáculo difícil à nossa frente, pois o passo inicial para conquistar o que queremos é justamente ter coragem e autoconfiança para vencer nossos medos.

5. Simplicidade SimplicidadeQuem tem gato sabe: você pode comprar um arranhador de três andares, caríssimo e cheio de frufrus, ou um brinquedo em forma de ratinho com plumas, colorido e que pisca, mas nada nesse mundo será tão divertido para os bichanos quanto uma simples bolinha de papel amassado, uma caixa de papelão velha ou um novelo de lã. Eu me arrisco a dizer que eles têm um pé (pata?) no minimalismo, pois sabem como ninguém tirar proveito de coisas simples e geralmente se divertem com o que têm. Gatos são criaturinhas realmente fantásticas, mas geralmente julgadas erroneamente. Podem ser ótima companhia para pessoas que levam uma vida corrida e que precisam de um animalzinho de estimação mais independente. E você, tá esperando o quê para se encantar (e se inspirar!) com o jeitinho simples, fofo e discreto desses felpudos? ❤

* Imagens retiradas daqui, daqui, daqui, daqui e daqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s