O que eu aprendi sobre a bagunça

Messy room

Desde que comecei a me interessar pelo assunto, tenho buscado maneiras de lidar melhor com a organização da minha casa, principalmente do meu quarto. Eu particularmente tenho muita facilidade em organizar, porém nem sempre tenho disciplina para manter essa ordem. Assim, tenho buscado colocar em prática algumas dicas que aprendi sobre organização:

  • Destralhar: Não tem jeito, o negócio é encarar a pilha de tralhas de frente e não parar enquanto não terminar. Mas podemos usar algumas estratégias para tornar o processo mais divertido. Aprendi no Vida Minimalista.
  • Guardar cada coisa em seu lugar: O mantra aqui é nunca sair de um cômodo sem levar com você algo que esteja fora do lugar. Assim fica mais fácil manter as coisas ordenadas – e depois de um tempo você passa a fazer isso sem perceber. Aprendi no Vida Organizada.
  • Acabar com a bagunça visível: Quando a gente se depara com uma bagunça muito grande, daquelas que fazem parecer que um furacão passou por ali, é muito fácil se desmotivar. Nesse momento, dar o primeiro passo é a ação mais importante. Ao invés de empilhar as roupas limpas na cadeira (quem nunca?), que tal dobrá-las e guardar no armário? Assim, elas ficam “escondidas” e, quando você perceber a melhora no ambiente, já vai ter vontade de organizá-las nos cabides, por exemplo. Aprendi no Vida Organizada.
  • Não piorar a bagunça: Assim como no exemplo acima, é comum pensar que, se algo já está bagunçado, não faz diferença aumentar a bagunça. Mas faz sim. Mesmo se o quarto já estiver todo bagunçado, tente guardar os sapatos assim que tirá-los, por exemplo. Pense que, pelo menos hoje, você não vai piorar a bagunça. Aprendi no Vida Organizada.

São ações simples, mas que tornam o dia-a-dia mais gostoso e tranquilo. O importante agora é manter a disciplina para torná-las realmente habituais, mas estou no caminho.

* Imagem retirada daqui

Deixe um comentário

