Como eu me organizo

Planner

Depois de ler muito sobre o assunto em diversos blogs e experimentar algumas técnicas na prática, cheguei a uma forma de organização pessoal que tem funcionado bem para mim. Atualmente, tenho utilizado algumas ferramentas que auxiliam na minha organização pessoal:

Caderno de Organização:

Caderno

Esse já é um velho conhecido dos blogs de organização (como mostram esses posts aqui e aqui, por exemplo). Trata-se de um caderno dividido em categorias onde eu anoto coisas relativas a cada área da minha vida. O meu está dividido em: Projetos (sonhos, metas e objetivos), Tarefas (to do lists), Rotinas (todas as tarefas que preciso executar diariamente), Saúde (contatos de médicos, datas de exames, etc.), Finanças (gastos diários), Wishlists (coisas que quero/preciso comprar).

Observação: Os blogs que sugerem a utilização do caderno defendem haver uma categoria chamada “caixa de entrada”, feita para anotar tudo o que você for lembrando, com o objetivo de “esvaziar” a mente. Tentei por um tempo, mas para mim não deu certo. Funcionou melhor usar pedacinhos de papéis avulsos para anotar os lembretes e, assim que tiver processado a informação, jogá-los fora.

Agenda:

Agenda

Tenho uma grande dificuldade em utilizar agenda virtual ou eletrônica, não sei por quê. Prefiro utilizar a de papel mesmo, onde anoto meus compromissos diários (o quê, quando, onde). Também comecei, nesse ano, um projeto que consiste em relacionar três coisas pelas quais fui grata em cada dia, e tenho anotado na agenda para relembrar no futuro.

Celular:

Alarme: Uso o alarme do celular como despertador todo dia de manhã e eventualmente quando quero dar uma geral rápida no quarto (programo 15 minutos e, durante esse tempo, vou arrumando tudo sem parar).

Alarme

Fotos: Tiro fotos ou screen captures de tudo aquilo que preciso me lembrar ou ter fácil acesso. Por exemplo, recibos de compras que terei que repassar o valor para minha irmã depois, cartas de tarot que saíram em algum jogo e que quero me lembrar, etc.

Fotos

Notas: Tenho uma nota salva na qual listo todas as atividades que terei que fazer no dia seguinte, mesmo as mais simples e rotineiras, para ir acompanhando ao longo do dia. Revejo essa lista à noite e modifico de acordo com a necessidade para o próximo dia. Também crio notas onde salvo endereços e instruções de como chegar a algum local, para não me perder, e informações que preciso ter em mãos sempre.

Notas

Agenda: Como já mencionei, não gosto muito de usar agenda eletrônica. Mas às vezes uso pra programar lembretes sobre compromissos que não posso esquecer. Por exemplo, tenho consulta marcada pra Luna na veterinária, então anoto tanto na agenda física quanto na do celular, e coloco lembrete para despertar uns 20 minutos antes do horário, para que eu comece a me arrumar, colocar ela na caixa de transporte, pegar o cartão de vacinas, etc.

Agenda Celular

Acredito que isso não seja algo definitivo, afinal de contas nossa vida se transforma a cada dia e daqui a um tempo pode ser que essas técnicas e ferramentas não funcionem mais. É preciso reavaliar constantemente se sua forma de organização condiz com o seu estilo de vida no momento, mas para mim tem sido suficiente.

* Primeira imagem retirada daqui. As demais, de minha autoria.

3 comentários sobre “Como eu me organizo

Deixe um comentário

