Dicas – Como se sair bem em uma entrevista de emprego

Procurando emprego

Estar em busca de recolocação no mercado não é fácil. É comum bater aquele medinho de não conseguir um trabalho bacana, porém, esse nervosismo e anseio por corresponder às expectativas da empresa pode acabar prejudicando sua performance nos processos seletivos. Como recrutadora, percebo que algumas dicas simples poderiam amenizar esses problemas e facilitar o contato entre a empresa e o candidato:

1) Pesquise

A entrevista se inicia antes do horário marcado para o encontro com o recrutador, pois é muito importante que você procure informações sobre a empresa, como o porte, segmento de atuação, principais concorrentes, etc. No momento da entrevista, conhecer a atuação da empresa demonstra interesse, proatividade e pode contar pontos a seu favor.

2) Pense bem no que vai falar

É importante ter em mente que o entrevistador não te conhece, no máximo pode ter lido sobre você no currículo. Assim, a entrevista (e o processo seletivo como um todo) funciona como uma amostra do seu comportamento para saber se ele é compatível com a empresa ou não. Por isso, é importante pensar que qualquer detalhe pode impactar na sua contratação – ou desclassificação. Isso vale tanto para o uso de gírias ou palavrões (sim, eu já vi de tudo em entrevistas!) quanto para expor alguma informação que possa te prejudicar. Por exemplo, se você se candidatou para trabalhar em uma empresa pequena, familiar, será que é mesmo necessário mencionar sua ambição por crescer e atingir cargos gerenciais a curto prazo? Pense melhor.

3) Pergunte

Da mesma forma que pesquisar, perguntar sobre a empresa também demonstra interesse e engajamento. Afinal de contas, caso seja contratado, você precisará conhecer bem o negócio da empresa para desenvolver um bom trabalho. Além disso, é interessante saber além do que a empresa apresenta inicialmente, pois só assim você vai realmente perceber se se identifica ou não com a vaga.

4) Acalme-se

Essa é a dica mais difícil de ser seguida, já que qualquer situação avaliativa pode ser fonte de grande ansiedade. Porém, quanto mais calmo e relaxado você estiver, mais fácil será escolher as melhores palavras, mostrar seu potencial e convencer o recrutador de que te contratar é uma boa ideia. Tenha sempre em mente que o “não” você já tem, então não adianta ficar tenso e preocupado em não conseguir o emprego. Foque nos aspectos que você tem de melhor e venda o seu peixe com propriedade.

A entrevista de seleção é um processo que interessa tanto à empresa quanto ao candidato, pois é a oportunidade de mostrarem que são “encaixáveis” e que podem formar uma parceria de sucesso a longo prazo. Por isso, revise seu currículo, relembre suas experiências, habilidades e atividades em que se destaca para poder mostrar sua melhor versão diante do entrevistador. Tá esperando o quê? Mãos à obra! 😉

* Imagem retirada daqui

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