Planejando um menu semanal

Almoço saudável

Como mencionei no post anterior, minha nova rotina tem demandado mudanças em uma série de hábitos que levava, entre eles os alimentares. Por isso resolvi contar para vocês como tem sido a minha experiência de utilizar um menu semanal para preparar e acompanhar todas as refeições ao longo da semana.

Mas primeiro, preciso falar sobre como estava sendo minha alimentação antes das mudanças. Eu amo frituras, fast food, doces e, para piorar, na correria do dia-a-dia, apelo constantemente para enlatados e embutidos, que apesar de deliciosos e muito práticos, não são nada saudáveis. Também sou muito “fresca” com comida, não é qualquer vegetal que eu como, apesar de gostar muito de algumas verduras e legumes. Há algum tempo já estava querendo incorporar hábitos alimentares mais saudáveis, porém sempre acabava adiando. Com a necessidade de adaptar minha rotina ao emprego novo, vi uma oportunidade de finalmente tirar essa meta do papel e colocar em prática.

Eu trabalho longe e não há restaurantes por perto da empresa, por isso tenho que levar almoço de casa – a tal da marmita. A rotina diária é muito cansativa e geralmente quando chego em casa à noite não tenho o menor ânimo para fazer pratos elaborados e criativos. Assim, precisei criar alguma estratégia para facilitar a preparação das refeições. Já havia visto a dica de seguir um cardápio semanal no Vida Organizada e no Morando Sozinha, então achei que era o momento de testar. E tem funcionado bem, viu?

Como eu faço:

  • Anoto o que tenho vontade de comer: Sou do tipo de pessoa que às vezes tem um desejo súbito de comer alguma coisa específica. Nessas situações, anoto o que eu tenho vontade de comer e incluo no menu da semana seguinte. Dessa forma não preciso comprar os ingredientes em cima da hora e nem preparar algo com pressa, mas ainda assim consigo matar a vontade.
  • Faço compras no final de semana: Com o menu já elaborado e todas as refeições definidas, é hora de comprar os ingredientes que estão faltando. A vantagem é que assim é possível calcular melhor qual a quantidade de comida a ser comprada, economizando e evitando desperdícios. Uso o final de semana para ir ao supermercado, padaria, sacolão, etc., pois é quando tenho mais tempo livre.
  • Preparo (ou facilito o preparo) dos alimentos com antecedência: Também uso o final de semana para adiantar o que puder do preparo das refeições, o que demanda menos tempo com isso nos demais dias. Cozinho arroz e feijão em quantidade suficiente para toda a semana, corto carnes em cubos e coloco para congelar em pequenas porções, além de picar e armazenar os legumes adequadamente na geladeira.
  • Pratico mindfullnes durante o preparo: Durante a semana, procuro utilizar o tempo de preparo do jantar (que será o almoço do dia seguinte) para praticar mindfullness (prestar atenção no momento e nada mais) enquanto descasco as batatas, por exemplo. Confesso que essa tem sido a parte mais difícil, pois às vezes cedo à tentação de fazer outra coisa simultaneamente, como ouvir música ou assistir algum seriado. De qualquer uma das formas, porém, esse momento se torna mais prazeroso.
  • Planejo as demais refeições: A empresa oferece café da manhã (pão com manteiga e café com leite) e, além do almoço e do jantar, planejo e providencio também as outras refeições. Tenho levado sempre uma fruta (geralmente banana, maçã ou pera), uma barrinha de cereal (gosto da marca Nutry) e um iogurte para lanchar nos intervalos. É importante não ficar mais de três horas sem comer e tenho conseguido cumprir essa meta.

Com certeza essa técnica tem me ajudado muito a planejar e a economizar tempo durante a semana. Quem tiver mais alguma dica para facilitar o gerenciamento da alimentação, por favor, deixe sugestões nos comentários. Vou adorar saber! 🙂

* Imagem retirada daqui

Deixe um comentário

