Esse não é o trabalho dos meus sonhos! E agora?

Socorro!

Responda rápido: você está satisfeito com o seu trabalho atual? Aposto que a grande maioria das pessoas responderia que não. Muitas vezes precisamos tolerar certas frustrações profissionais em vista do que almejamos para o futuro, e isso inclui trabalhar em um emprego que não é exatamente aquele que você sempre sonhou. Porém, é possível tornar essa experiência menos angustiante e ainda tirar proveito da situação. Quer saber como? Vem comigo!

• Lembre-se dos motivos pelos quais você está nesse emprego
Aqui você deve colocar os pés no chão e enxergar os reais motivos pelos quais aceitou este emprego. Sim, porque alguma motivação você deve ter, certo? Lembre-se que é graças ao seu salário que você pode manter as contas pagas em dia, comprar aquilo que deseja e investir em seus sonhos a mais longo prazo. Mantenha o foco na sua realidade atual.

• Enxergue a situação como algo temporário
Se não é algo que te faça bem, não deve ser algo com status de definitivo. Tenha em mente que você não ficará para sempre preso a um trabalho que não te satisfaz e isso vai te ajudar a lidar com as dificuldades do dia-a-dia. Por mais desmotivador que possa parecer, este trabalho não deve ser encarado como um “fim”, e sim um “meio” para você alcançar seus reais objetivos.

• Extraia o máximo possível de experiência
Mesmo situações ruins podem ser fonte de grande aprendizado. Apesar do desânimo causado pela falta de motivação, procure aprender coisas novas e envolver-se em atividades que poderão enriquecer seu currículo. Você pode oferecer ajuda a algum colega e, de quebra, ser treinado em alguma tarefa que ainda não conhecia.

• Invista em outras áreas da sua vida
É muito importante manter o equilíbrio entre todas as esferas de sua vida, não permitindo que o desgaste profissional interfira em sua vida pessoal ou na sua saúde, por exemplo. Aproveite para dedicar-se mais à sua família, manter uma dieta saudável e praticar atividades de lazer. Cuide-se.

• Relacione-se com os colegas de maneira equilibrada
Normalmente, quando não se sente motivado no ambiente de trabalho, é normal querer se isolar e evitar relacionamentos com os colegas. Porém, isso pode se mostrar uma cilada, pois podem surgir fofocas e intrigas a seu respeito. O ideal é tratar a todos cordialmente e manter uma boa relação, evitando intimidade ou retraimento excessivos.

• Continue buscando outras oportunidades
Eu acredito firmemente que é possível ser feliz na vida profissional, principalmente quando trabalhamos com algo que gostamos e que faça sentido para nós. Por isso, se ainda não alcançou essa meta, continue a buscar! Quando se está empregado, é mais fácil avaliar de forma criteriosa as oportunidades que surgirem, evitando aceitar qualquer trabalho só por necessidade. Atualize seu currículo e fortaleça seu networking.

• Crie um plano de demissão
Caso a situação atinja níveis mais críticos de insatisfação, é preciso traçar um plano emergencial para um possível pedido de demissão. Economize dinheiro suficiente para passar alguns meses desempregado e pense em estratégias para conseguir uma renda extra, como trabalhar como freelancer, revender produtos e o que mais o seu talento permitir.

É importante lembrar que nem sempre é possível estar 100% satisfeito com nosso trabalho, porém podemos – e devemos! – buscar formas de viver a vida com mais leveza e serenidade. Se algo em sua vida profissional está te fazendo mal ou causando estresse em demasia, não há mal nenhum em almejar uma realidade mais saudável. Pense nisso! 😉

* Imagem retirada daqui

Anúncios

2 comentários sobre “Esse não é o trabalho dos meus sonhos! E agora?

  1. Pingback: 30 dias de Minimalismo: Semana 5 | Frugalidades

  2. Pingback: Status: Metas do mês – Julho | Frugalidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s