Dieta e mudanças na minha alimentação

Saudável

Como comentei nas metas do mês, tenho buscado melhorar meus hábitos alimentares e escolher melhor os alimentos que vou ingerir. Na semana passada tive uma consulta com minha nutricionista e ela me passou uma dieta personalizada, com o objetivo de melhorar minas escolhas e, claro, perder peso (eu engordei muito nos últimos anos). O foco da dieta é manter alimentos que eu gosto (para não “sofrer” tanto) e também a praticidade no preparo das refeições, já que tenho uma rotina bem corrida.

A dieta

Os alimentos são divididos em 10 categorias: lanches, cereais, massas, lácteos, óleos, carnes, leguminosas, frutas, vegetais tipo A e vegetais tipo B. (clique para aumentar)

Dieta 1

Dieta 2

É claro que cada pessoa tem necessidades e características específicas, por isso é indispensável consultar um profissional da área de nutrição. Mas a título de curiosidade, resolvi mostrar para vocês como tem sido minha dieta. Em cada refeição é delimitada a quantidade (em porções) de cada categoria que posso comer:

Dieta 3

Além disso, algumas orientações devem ser seguidas:

  • Alimente-se com intervalos de 2 a 3 horas entre as refeições
  • Prefira os alimentos integrais (pães, biscoitos, torradas, etc.)
  • Reduza o consumo de temperos industrializados (tabletes e sachês)
  • Evite refrigerantes, sucos em pó e sucos em caixa comuns. Prefira sucos naturais, polpas, ou concentrados sem açúcar
  • Evite frituras, gorduras aparentes das carnes e embutidos (linguiça, salsicha, presunto, etc.)
  • Aumente o consumo de cereais integrais (linhaça, chia, aveia, etc.)
  • Ingira água entre as refeições (no mínimo 2 litros por dia)
  • Inicie um treino aeróbico assim que possível

Primeiras impressões

1) Comer saudável não é algo barato. Aparentemente, tudo que é light, integral, etc. é mais caro, além do que, para ter mais variedade, precisei comprar produtos diferentes. A primeira ida ao mercado já deixou meu bolso muitos reais mais magro.

2) É normal sentir mais fome. Afinal, meu organismo estava acostumado a ingerir quantidades muito maiores de alimento em cada refeição. Assim, acredito que vou precisar de alguns dias para me re-acostumar (como diria a cantora Kátia, não está sendo fácil 😦 )

3) Tomar 2 litros de água por dia (para mim) não é fácil. Eu tinha o hábito de tomar água só quanto sentia sede, por isso, essa “obrigação” de tomar água não é algo que encaro naturalmente. Preciso literalmente me forçar a ingerir mais água ao longo do dia, o que pra mim é difícil (mas estou conseguindo).

4) A tentação é grande. Às vezes tenho muita vontade de atacar um pote de Nutella ou de repetir o prato no almoço. Nessas horas, é importante ter em mente os motivos pelos quais estou me esforçando para mudar meus hábitos alimentares.

5) Mais importante que mudar a dieta, é mudar a relação que se tem com a comida. Para mim, esse é o maior desafio. Tenho mania de me “recompensar” com comidas nada saudáveis (“Tive um dia difícil hoje, mereço um chocolate!” ou “Aconteceu algo incrível, vou pedir sanduíche para comemorar”). Preciso entender de uma vez por todas que comida é apenas… comida. Algo que meu corpo precisa para se manter nutrido, e só. Também tenho procurado prestar mais atenção na hora das refeições, evitando comer em frente à TV ou ao computador, por exemplo.

Ao longo do tempo vou atualizando minhas impressões sobre a dieta e sobre os resultados (espero que eu note, rs). Mas por enquanto, estou motivada a prosseguir com essa mudança que com certeza só me fará bem.

* Imagem retirada daqui. Tabelas e orientações, fonte: Nutricionista Carla Raiane A. Silva.

5 comentários sobre “Dieta e mudanças na minha alimentação

  1. Pingback: Status: Metas do mês – Julho | Frugalidades

  2. Pingback: Minha rotina matinal | Frugalidades

  3. Pingback: Minha rotina noturna | Frugalidades

  4. Pingback: 5 coisas que facilitam minha rotina | Frugalidades

  5. Pingback: Como foi meu 2015 + metas para 2016 | Frugalidades

Deixe um comentário

