Coisas que eu gostaria de ter mais

red

Mais uma vez me inspirei em um post da Stephanie, do Chez Noelle, para contar para vocês quais são as coisas que eu tenho pouco e gostaria de ter mais. Vamos a elas:

1. Força de vontade:
Normalmente eu tenho clareza sobre meus objetivos e planos, mas o problema é que costumo procrastinar demais, empurrando as coisas com a barriga e deixando tudo para última hora (horrível, eu sei). Preciso ter mais força de vontade principalmente para insistir em algo que não é exatamente prazeroso e cujos resultados só serão vistos a mais longo prazo, o que nos leva ao próximo quesito.

2. Paciência
Às vezes me falta força de vontade para fazer coisas que só trarão resultados no futuro, pois tendo a ser muito imediatista. Quando defino algum objetivo, gosto de concluir as coisas o mais rápido possível e nem sempre tenho paciência para esperar os resultados da minha ação. Respeitar o tempo do outro é algo que não flui tão naturalmente para mim e, por isso, deve ser um exercício diário.

3. Serenidade:
Sei que a ansiedade é o “mal do século” e que, em algum nível, todo mundo tem. Porém, eu dificilmente consigo encarar as coisas com serenidade e normalmente fico muito preocupada e apreensiva. Será que vai dar certo? E se não der? Também tenho mania de dar a certas coisas mais importância do que deveria, o que me faz ficar remoendo o que já passou. Como diz um amigo meu, me falta o famoso “diboismo”.

4. Espontaneidade:
Justamente por me preocupar demais com as coisas, gosto de ter o controle sobre todas as variáveis possíveis para que, caso elas aconteçam, eu esteja preparada. Mas isso faz com que eu perca espontaneidade e pareça um tanto quanto “engessada”, sabe? Gostaria de ter mais coragem de ser eu mesma e agir com naturalidade, independentemente do que os outros possam pensar.

5. Autoestima:
Além de ansiosa, sou também uma pessoa insegura e, em alguns momentos, pessimista (sempre temo que algo possa dar errado). Isso é péssimo, mas normalmente penso que não vou conseguir, que não tenho capacidade e, o que é pior, tendo a me comparar muito com os outros e pensar que sempre há alguém “melhor” que eu. É preciso reafirmar diariamente para mim mesma o que eu consigo fazer e trabalhar nas minhas limitações para me sentir o mais segura possível.

Eu acho muito válido fazer esse tipo de reflexão esporadicamente, pois só assim conseguimos perceber onde chegamos e o que ainda falta melhorar. Por exemplo: eu sempre fui uma pessoa mais rotineira e que ficava muito desconfortável com mudanças. Porém, já faz um tempo, cerca de um ano, que várias mudanças têm acontecido na minha vida e as tenho abraçado de maneira tão aberta e receptiva que não achei justo colocar essa questão aqui. Acho que já me desenvolvi muito em diversos aspectos e, listando esses quesitos que ainda preciso melhorar, consigo perceber o que é preciso fazer para evoluir ainda mais como pessoa. É um exercício que recomendo a todos. 😉

* Imagem retirada daqui

7 comentários sobre “Coisas que eu gostaria de ter mais

  1. Muito bacana e honesta a sua reflexão. Tem um livro chamado “O poder do agora” que ajuda a gente a lidar melhor especialmente com a questão da ansiedade. Se tiver oportunidade, leia-o!

    Abraço!

    Curtir

  2. Mari, já li seu blog inteiro e como incrível como somos semelhantes em DIVERSOS aspectos (Me abraça! rs) e essa lista parece até que foi escrita por mim hahahaha. Tudo que citou é o que eu também queria ter mais, principalmente força de vontade e autoestima.

    Aproveitando a deixa, as coisas que eu queria ter mais também são: Ter mais fé, ser mais otimista e ser mais corajosa. Como você disse, é muito válido fazer esse tipo de reflexão para conseguirmos perceber onde chegamos e o que ainda falta melhorar.

    Beijos :*

    Curtir

    • Oi Karen,
      Muito obrigada pelo carinho (miga, me abraça)! O primeiro passo para mudar aquilo que nos desagrada é justamente ter consciência do que precisamos melhorar né? Assim como eu já me desenvolvi muito em alguns aspectos, acredito que você também tenha melhorado. Temos que valorizar nossas conquistas e seguir em frente no desafio de adquirir aquilo que a gente sente falta. Espero que você continue acessando o Frugalidades e se identificando sempre, haha
      Mil beijos!

      Curtir

      • Você está certíssima, valorizar as conquistas é essencial (por menorzinha que ela seja! 😀 *aaaaah, sinta-se abraçada rs*

        E claro que estarei sempre por aqui ❤
        Já está na minha lista de favoritos!

        Beijos :*

        Curtir

  3. Me identifiquei com algumas cosias de sua lista, como a falta de força de vontade e autoestima. Estou tentando acabar com isso de procrastinar e ter mais confiança em mim mesma, o que não é fácil, mas tem que ser dado um passo todos os dias. Hoje estou colocando tudo no papel, fazendo lista e tentando cumprir, mesmo se a preguiça e desânimo insistir. Com relação a autoestima, estou tendo uma ajuda da minha mãe que sempre em incentiva e me ajuda a ver meus valores e qualidade. Aos poucos venceremos isso!! Sucesso!

    Beijos,
    Josy Santos
    http://muraldajosy.blogspot.com.br/

    Curtir

    • Oi Josy,
      Fico feliz que tenha aceitado meu convite a refletir sobre si mesma, é realmente um exercício muito bom!
      Como você disse, colocar metas e listar as ações que precisam ser tomadas são medidas que nos ajudam a evitar a procrastinação e a cumprir nossos objetivos. Adotei essa tática desde o início do ano e tem funcionado bem 🙂 Ah, e é sempre bom contar com o apoio de pessoas que nos amam e nos valorizam ao longo dessa jornada, não é mesmo?
      Beijos e obrigada pela visita!

      Curtir

Deixe um comentário

