Sobre o trabalho com propósito

apple-motivation-note-school-Favim.com-3993380.jpg

Faz muito tempo que não escrevo um post sobre trabalho aqui no blog e resolvi contar sobre como anda esta área da minha vida. Quem me acompanha há mais tempo sabe que eu passei, no ano passado, por maus bocados no âmbito profissional. Tive experiências ruins entre o final de 2014 e o meio de 2015 e isso me deixou abalada em relação ao meu propósito de vida, ao que eu gosto de fazer.

Em julho do ano passado, comecei a trabalhar em um lugar novo, uma empresa de tecnologia com ares de startup. É um ambiente descontraído, inovador, que estimula a troca de ideias constante e valoriza as pessoas que constroem a empresa. Fui contratada para estruturar a área de recursos humanos, mas a verdade é que essas ações de valorização das pessoas já estava no DNA da empresa desde que ela começou. E isso faz toda a diferença.

Não é incomum que as empresas contratem alguém da área de RH e pensem imediatamente “ufa, me livrei do problema”. Porém, não existe varinha de condão nem pó de pirlimpimpim que transforme pessoas insatisfeitas e desmotivadas em trabalhadores produtivos e engajados com um passe de mágica. O que existe são pessoas, com personalidades, histórias de vida e contextos sociais diferentes reunidas em um mesmo espaço de trabalho.

Pela primeira vez em muito tempo, sinto que meu papel tem sido especial para garantir um ambiente bom para todas as pessoas. Pude, então, entrar de novo em contato com o meu propósito profissional, sentir que é isso que eu gosto de fazer. Desde então, minha vida melhorou em diversos aspectos, pois o aspecto profissional é algo de grande importância para mim.

Sei que nem todos têm o privilégio de trabalhar em algo que tenha significado, que traga esse propósito para suas vidas. Mas o meu conselho é: tente. Se você não trabalha com algo que você goste e não pode abandonar o emprego, tudo bem. Mas aproveite seus horários livres para se dedicar a um hobby, a algo que você goste de verdade e queira depositar toda sua energia. Leia, faça uma aula de dança, comece um blog, aprenda a fazer crochê com tutoriais do youtube, qualquer coisa que faça seu coração pulsar e você se sentir mais vivo. Isso, afinal, é o chamado propósito.

* Imagem retirada daqui

4 comentários sobre “Sobre o trabalho com propósito

  1. Pingback: Por onde andei… | Frugalidades

Deixe um comentário

