#Marçosaudável – Primeira semana

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Como uma das minhas metas para o ano de 2016 é voltar a ter uma alimentação saudável e adotar uma rotina de exercícios físicos, decidi dar os primeiros passos no mês de março. A ideia não é fazer um mês de dieta super restritiva e exercícios pesados, mas sim começar a me reeducar sobre o que eu como e também abandonar o sedentarismo. Tudo em baby steps, mas com muita dedicação!

Dia 1 – Terça-feira:
Acordei às 5 da manhã, tomei um copo de leite desnatado e fui caminhar na lagoa da Pampulha. Fiz uma hora de caminhada e alguns exercícios para perna e braços em uma “academia a céu aberto” no final da avenida Fleming. Chegando em casa, tomei um banho, tomei café da manhã (copo de 200ml de café com leite desnatado e 3 biscoitos cream cracker light com requeijão light) e fui trabalhar. Por volta de 10 da manhã, lanchei 3 cream cracker light e uma pera. No almoço, arroz integral, feijão, alface, tomatinho, couve-flor, beterraba, palmito e peixe assado. À tarde, lanchei uma maçã e mais tarde 3 cream cracker light com uma xícara de café. Saindo do trabalho, passei um lanchonete próxima e comprei um sanduíche natural com recheio de salpicão. À noite, em casa, tomei um shake sabor chocolate substituindo o jantar. Ao longo do dia, tomei cerca de 1 litro de água.

Dia 2 – Quarta-feira:
Acordei às 6:30, tomei café da manhã (copo de 200ml de café com leite desnatado e 3 biscoitos cream cracker light com requeijão light), fui para o trabalho. Às 10:00, comi uma pera e, alguns minutos depois, três biscoitos cream cracker light. Almocei por volta de 12:00 um prato de arroz com legumes, feijão, salada de couve com tomate, batata chips (bem pouquinha) e peixe frito. No lanche da tarde, comi mais uma pera às 15:00 e, às 17:00, comi mais 3 cream cracker light com uma xícara de café. No caminho para casa, comprei um sanduíche natural recheado com chester. À noite, jantei uma concha de arroz branco, filé de frango assado no forno e salada de alface e tomatinho. Tomei, ao longo do dia, 1 litro de água.

Dia 3 – Quinta-feira:
Fui caminhar às 5:20 e, antes de sair de casa, comi um ovo cozinho no microondas para não ficar muito tempo de estômago vazio. Além da caminhada, fiz exercícios nos aparelhos da praça (3 séries de 15 repetições). Chegando em casa, tomei uma xícara pequena de café com leite desnatado e 3 cream crackers com requeijão light. No lanche da manhã, não resisti: comi wafer de chocolate com avelã (mas só duas!) e uma maçã. Almocei arroz integral, feijão, couve flor, tomatinho, beterraba, palmito e peixe assado. De tarde, fiquei tão atarefada que não consegui comer nada direito, só duas bolachas recheadas de chocolate (que um colega me ofereceu) e uma xícara de café com leite desnatado. Quando estava quase na hora de sair do trabalho, comi 3 cream crackers com requijão. Em casa, comi um sanduíche de pão light, maionese light, alface, tomate e peito de peru. Mais tarde, na ceia, comi um ovo cozinho no microondas e vários tomatinhos. Como o dia foi super corrido, quase não tomei água :/ acho que tomei menos de um litro.

Dia 4 – Sexta-feira:
No café da manhã, comi um pão de forma light com requeijão light e café com leite desnatado. Lanchei uma barra de chocolate amargo da Cacau Show sem glúten e sem lactose (sexta-feira, né mores?). No almoço, pedi marmitex de um restaurante vegano aqui de BH, o Las Chicas. O cardápio era arroz integral, feijoada vegana e couve. À tarde, comi três biscoitos recheados de chocolate. Chegando em casa, pedimos hamburguer artesanal, mas tradicional, sem bacon (é a tal da história de não se privar, mas fazer a melhor escolha possível).

Dia 5 – Sábado:
Tomei uma xícara pequena de café com leite desnatado e um pão de forma com requeijão, ambos light, no café da manhã. Almocei fora e, de novo, procurei fazer a melhor escolha dentre as opções disponíveis: arroz integral, feijão, filé de peixe frito, bolinho de peixe, batata cozida, e salada de pepino e alface. De sobremesa, comi uma paleta mexicana artesanal sabor “Kinder Ovo” (ok, bem calórica, mas tava tão boa…). No lanche da tarde, comi cream crackers com requeijão e café com leite desnatado. À noite, jantei arroz, filé de peito de frango assado no forno, um ovo mexido e molho de tomate.

Dia 6 – Domingo:
Acordei tarde e acabei pulando o café da manhã, o que não é recomendável. Almocei arroz, feijão, peixe frito, purê de batata e salpicão. No café da tarde, comi pão de forma com requeijão light e tomei um copo de Nescau light com leite desnatado. No jantar, comi arroz, molho de tomate, steak de frango assado no forno e ovo mexido.

Para a primeira semana, acredito que tive um saldo positivo. Apesar de algumas escorregadas, consegui manter uma alimentação saudável na maioria das refeições e, o mais importante, comecei a rotina de exercícios! Agora é manter o foco para que as próximas semanas sejam ainda melhores! 😀

 

 

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