O que é felicidade para você?

No feriado de Carnaval, aproveitei para ficar em casa e me integrar ao bloco “Unidos da Netflix”. Estava a fim de assistir algum documentário (adoro esse estilo) e, na busca, me deparei com o filme Happy. A obra de 2011 se propõe a investigar, pelos quatro cantos do mundo, o que é a felicidade genuína quais as causas que nos levam até ela (assistam, é muito legal!).

A parte do filme que mais me chamou a atenção é quando falam que nossa felicidade é determinada 50% por aspectos genéticos, 10% por circunstâncias como onde se vive, idade, status social, bens materiais, etc. e, pasme, 40% por ações intencionais (ou seja, por coisas que escolhemos fazer).

https://i2.wp.com/lounge.obviousmag.org/inspirese/porcentagens.png

Fiquei pensativa sobre o tema (adoro documentários porque eles causam isso em mim) e resolvi refletir sobre o que a felicidade significa para mim. Em um sentido mais amplo, acredito que a felicidade está em viver uma vida tranquila, com poucas preocupações, sem ansiedade, sem pressa.

Depois disso, fiquei pensando sobre alguns aspectos da minha vida que poderiam ser diferentes, coisas que eu poderia fazer para tornar meu dia-a-dia mais leve e feliz. Cheguei à conclusão de que algumas coisas só dependem de mim mesma para mudarem e resolvi listar algumas ações que pretendo colocar em prática:

  • Ouvir mais músicas calmas e relaxantes
  • Cuidar mais de mim mesma e do meu bem estar
  • Meditar e acalmar a mente com mais frequência
  • Voltar mais cedo e não trazer trabalho para casa
  • Aprender a filtrar as coisas ruins e absorver as boas
  • Me afastar de pessoas tóxicas (e não me deixar influenciar por aquelas de quem não posso me afastar)
  • Transformar preocupações em ações práticas – e depois relaxar
  • Me comunicar de forma não-violenta
  • Gastar menos dinheiro com coisas, e mais com experiências
  • Prestar mais atenção às belezas do dia-a-dia
  • Passar mais tempo de qualidade com as pessoas que eu amo

Algumas vezes nós nos deixamos atropelar pela rotina e acabamos não tomando o controle sobre as nossas próprias ações. Por isso, é sempre importante retomar essa reflexão e começar a agir de maneiras que nos aproximem mais do que entendemos por felicidade. Só depende de nós mesmos 😉

* Imagens retiradas daqui e daqui

2 comentários sobre “O que é felicidade para você?

  1. Já programei um tempinho no fim de semana para assistir esse documentário que você citou no post. Documentários são capazes de trazer uma nova perspectiva e uma visão diferente do que estamos acostumamos, e normalmente eles tem uma impacto bastante reflexivo em nós. E é inacreditável saber que 40% da nossa felicidade apenas existe por conta das nossas ações, das coisas que escolhemos fazer, e se pararmos para pensar, realmente é verdade o efeito que nossas atitudes tem sobre a nossa felicidade, e ainda existem pessoas que dizem que felicidade depende das circunstancias das quais vivemos, mas isso representa apenas 10%. Espero que você consiga mudar os seus hábitos e valorizar todos os itens da sua lista, e com muita força de vontade, teremos uma vida que valha a pena viver e ser contada. Beijos.
    http://www.luaintensa.com.br

    Curtir

    • Oi Luana,
      Sim, também pensei muito nisso quando vi o filme. Às vezes é preciso sair da nossa bolha de “desculpas” e tomar a iniciativa de buscar coisas que nos façam bem de verdade. Recomendo que você assista e, se gostar, me conta! 🙂
      Um beijo e obrigada pelo carinho!

      Curtir

Deixe um comentário

