BEDA #14 – Meus lugares favoritos de BH

Caso você não tenha lido minha bio ainda, eu sou mineira. Nasci no interior, em Divinópolis, mas vim para Belo Horizonte há 8 anos para estudar – e, apaixonada pela cidade, não quis mais sair daqui. Como muitas pessoas que acessam o blog são de outros cantos do país e do mundo, achei legal compartilhar quais são os meus lugares preferidos de BH:

1) Lagoa da Pampulha e Igreja de São Francisco de Assis

Você pode não saber, mas a Lagoa da Pampulha não é uma lagoa natural, mas sim construída a partir do represamento do ribeirão Pampulha, em 1943. A obra fez parte da construção do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer – e tombado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2016. A Igreja de São Francisco de Assis é a obra-prima do conjunto, contando com painéis de Cândido Portinari. Sério, não tem como vir a BH e não visitar a Pampulha, seja para uma caminhada ou um passeio de bike. Você vai se sentir o tempo todo dentro de um cartão postal.

2) Mercado Central

Existe uma lenda que diz que é impossível entrar e sair do Mercado Central pela mesma porta (são ao todo 8 entradas diferentes), hahah. Brincadeiras à parte, o Mercado é aquele lugar onde você consegue encontrar DE TUDO: artesanato, comidas típicas, ervas e chás, artigos religiosos e esotéricos, frutas, queijos, flores, roupas, suplementos para musculação, salão de beleza e até animais vivos (ok, essa é uma parte bastante questionável do Mercado Central). É impressionante a quantidade de cores, aromas e sabores reunidos em um mesmo lugar, e isso é o que mais encanta os turistas de toda parte.

3) Bares e restaurantes da avenida Fleming

A avenida Fleming é uma das mais importantes da região da Pampulha, fazendo a ligação entre o bairro Ouro Preto (reduto estudantil devido à proximidade com a UFMG) e a lagoa. Além de uma ciclovia em toda sua extensão, a avenida conta ainda com diversos bares e restaurantes que agradam a todos os paladares: massas, pratos orientais, churrasco, hambúrgueres… Aliás, por falar nisso, meu restaurante preferido da Fleming é a Burgueria Pampulha, uma lanchonete que segue a temática dos anos 50 na decoração, no uniforme dos garçons e na trilha sonora. O Tradicional Cheesebacon deles é o melhor sanduíche que já comi na vida!

4) Feiras: Hippie, da Savassi e do Mineirinho

FEIRA HIPPIE DA AV. AFONSO PENA — em Belo Horizonte:

Essa dica é para quem curte artesanato e culinária local. Outro ponto forte de BH são as feiras livres, entre elas a Feira Hippie (que acontece aos domingos na Avenida Afonso Pena), a Feira do Mineirinho (toda quinta-feira e domingo, no ginásio Mineirinho) e a Feira da Savassi (quinta-feira na rua Tomé de Souza, entre a rua Pernambuco e a avenida Cristóvão Colombo). Além das peças feitas à mão e das deliciosas comidas típicas, prestigiar as feiras é uma ótima oportunidade de valorizar os produtores locais.

5) Edifício Maletta

Centro de Cultura Belo Horizonte e Ed Maleta:

O Conjunto Arcângelo Maletta é um edifício localizado no centro de BH, na esquina da Avenida Augusto de Lima com Rua da Bahia. Além de durante o dia abrigar alguns dos mais tradicionais sebos e livrarias da cidade, à noite o segundo andar ganha vida com bares e restaurantes ~ diferentões ~. Os destaques ficam por conta da grande diversidade cultural (um dos ambientes mais LGBT friendly de BH, eu diria) e da lindíssima vista da varanda que dá para a Rua da Bahia. Sério, melhor lugar para tomar uns bons drinks.

Depois de conhecer todos esses lugares sensacionais – e eu recomendo que você o faça quando vier para cá -, fica impossível não se apaixonar pela capital mineira. Como diriam César Menotti & Fabiano, não há melhor lugar que BH! ❤

* Imagens retiradas daqui: 12345

17629873_1319972661384518_3287602528063976838_n

Anúncios

Um comentário sobre “BEDA #14 – Meus lugares favoritos de BH

  1. Pingback: BEDA #30 – Como foi a experiência | Frugalidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s