BEDA #15 – Minha experiência com cronograma capilar

Como eu já contei nesse post, há algum tempo sou adepta do low poo e por isso participo de vários grupos relacionados ao tema. Já tinha ouvido falar sobre a técnica de cronograma capilar antes, mas só recentemente decidi colocá-la em prática e hoje venho contar para vocês como tem sido a experiência.

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar nada mais é do que um sistema que utiliza uma espécie de agenda para guiar que tipo de cuidado utilizar no cabelo a cada dia, com base no que ele mais necessita. As três etapas desse cronograma são:

  • Hidratação: Deve ser utilizada quando os fios estão ressecados e necessitam de reposição de água. Os ingredientes mais comuns de produtos hidratantes são pantenol, glicerina, aloe vera, ceramidas e vitaminas em geral.
  • Nutrição: Mais voltada para cabelos porosos e com frizz, pois visa repor a gordura dos fios. Os componentes mais comuns são extratos vegetais como o óleo de coco, argan, rícino, semente de uva, azeite de oliva e manteigas de karité e cupuaçu.
  • Reconstrução: Recomendada para cabelos extremamente danificados e quebradiços, pois repõe as proteínas dos fios. São mais comuns os produtos à base de queratina, arginina e colágeno.

Existem na internet vários modelos de cronograma, mas para montar o seu próprio cronograma personalizado, eu recomendo que você identifique quais cuidados seu cabelo precisa e quais dão bons resultados no seu tipo de fio. Por exemplo, no meu caso, que tenho cabelo naturalmente oleoso, a nutrição não precisa ser tão frequente. Mas para um cabelo crespo cuja oleosidade natural não consegue chegar às pontas, esse tipo de tratamento precisa ser repetido mais vezes ao longo do cronograma.

 Como eu fiz?

Normalmente eu lavo o cabelo três vezes por semana. O que eu fiz foi substituir o condicionador por uma máscara de tratamento em todas as lavagens e adicionar um ingrediente para cada etapa. No meu caso, o cronograma ficou assim:

Cronograma.jpeg

(A umectação é um processo que consiste em umedecer os cabelos com algum tipo de óleo vegetal extra-virgem, por isso entra na etapa de Nutrição).

O que eu usei?

Produtos Cronograma

O que eu achei?

Gostei muito do resultado. Nunca senti meus cabelos tão macios quanto no período em que segui o cronograma certinho. Também foi bom para entender melhor de quais produtos meu cabelo gosta mais e quais dão um efeito mais legal. Confesso que dá um pouco de preguiça de usar só máscaras de tratamento, pois o condicionador é mais prático. Mas mesmo assim pretendo continuar seguindo o cronograma para guiar meus cuidados com o cabelo, pois o resultado vale muito a pena!

Dicas extras:

  • Você pode ler mais sobre cronograma capilar aqui e aqui
  • Você pode responder algumas perguntas sobre o seu cabelo e receber um cronograma personalizado aqui
  • Você pode montar e acompanhar seu cronograma capilar com esse aplicativo aqui

* Imagem retirada daqui

17629873_1319972661384518_3287602528063976838_n

Um comentário sobre “BEDA #15 – Minha experiência com cronograma capilar

  1. Pingback: BEDA #30 – Como foi a experiência | Frugalidades

Deixe um comentário

