BEDA #19 – Como eu estou me organizando atualmente

college, office, organization, school, school supplies

Há algum tempo (há um bom tempo, na verdade), fiz um post contando como eu me organizo. Porém, muita coisa mudou na minha vida desde então e as técnicas de organização precisaram ser adaptadas, por isso achei que seria legal compartilhar com vocês quais métodos e ferramentas de organização estou usando atualmente:

GTD:

Em primeiro lugar, acho importante mencionar que li, no ano passado, o livro “A Arte de Fazer Acontecer“, sobre um sistema de organização chamado GTD (Getting Things Done) que prega que “esvaziar a mente” e liberar energia e espaço mental é essencial para que possamos melhorar nosso foco e produtividade. Desde então, tenho procurado colocar alguns preceitos em prática, como coletar todo tipo de informação em uma “caixa de entrada”, processar essas informações e transformá-las em tarefas, delegar o que eu puder, revisar periodicamente o andamento das tarefas e organizar arquivos de referência de forma sistematizada.

Caixa de entrada do e-mail:

Essa é uma dica que requer mais tempo e dá um certo trabalho, que é basicamente destralhar a caixa de entrada de e-mail, deletando as mensagens inúteis e organizando aquelas que vale a pena manter. No meu caso, eu organizo por ano e, dentro da pasta de cada ano, crio uma pasta para cada mês. O importante aqui é fazer desse destralhe um exercício constante, já que recebemos dezenas de emails diariamente.

Email.jpg

Caderno de anotações:

Eu adoro escrever, anotar coisas, por isso gosto de manter um caderno como caixa de entrada física. Nele, anoto coisas que preciso fazer, dados que não posso esquecer, enfim, qualquer informação que chegue até mim. Depois, processo aquela informação e transformo em alguma tarefa para ser executada ou delegada.

Caderno.jpg

 Agenda do Google:

Antes eu gostava de usar agenda física, mas o fato de não precisar carregar nenhum peso extra e de sincronizar a agenda entre computador e celular me fez mudar para a agenda do Google, já que eu já tinha conta no Gmail. O segredo de ter uma agenda bem gerenciada é só incluir nela compromissos que realmente tenham data e hora marcada. Ou seja, nada de ficar lotando sua agenda com tarefas que precisa fazer, mas sim com prazos reais.

Agenda.jpg

Wunderlist:

Antes, eu estava usando o Todoist para listar tarefas pendentes e gerenciar as concluídas, mas agora estou preferindo usar o próprio caderno para isso. Para listas que não sejam necessariamente relacionadas a tarefas, mas sim a itens que realmente preciso anotar, tenho usado o Wunderlist e gostado bastante! Por exemplo, tenho uma lista de posts para o BEDA, então sempre que tenho uma ideia nova incluo na lista. O mesmo com itens de supermercado que preciso comprar, filmes que quero assistir, etc.

Wunderlist.jpeg

Evernote:

Para anotações rápidas, tenho preferido usar o Evernote, também pela facilidade de sincronização entre dispositivos. Assim, posso anotar algo no app do celular rapidamente e acessar a mesma nota quando estiver no computador. Também tem uma extensão para o Chrome que permite salvar arquivos e páginas da internet diretamente no Evernote sem precisar baixar e anexar, o que é MARA.

Evernote.png

Fotos/Screenshots:

Continuo usando a câmera do celular para tirar fotos ou prints de coisas que preciso acessar depois, como recibos, endereços de lugares que vou, mensagens com lembretes importantes, etc.. É uma forma de manter arquivos de referência na galeria, para fácil acesso. Como exemplo, na foto abaixo temos um print que tirei da tela de horários do ônibus que eu pego todos os dias, para ter uma noção de qual horário ele vai passar no meu ponto.

Screenshots.jpeg

Organização é um tema pelo qual me interesso bastante. Por isso, estou sempre lendo e pesquisando sobre o assunto, e também pretendo trazer mais para o blog. Essas ferramentas têm me ajudado muito atualmente e estou conseguindo organizar melhor minha rotina. E vocês, quais ferramentas ou métodos de organização têm utilizado? Vou adorar conhecer coisas novas!

* Imagem retirada daqui

17629873_1319972661384518_3287602528063976838_n

 

2 comentários sobre “BEDA #19 – Como eu estou me organizando atualmente

  1. woow! organizada mesmo!!! tento organizar a caixa de e-mail sempre, é um vício. onde quer que esteja, estou lá observando ela pelo cel hahaha! uso muito caderno pra sair anotando tudo, acho que é o melhor método. já tentei usar o evernote por uns meses, mas num me dei bem!
    :***

    Curtir

    • Oi Isa,
      Eu sou a doida da organização, né? hahaha
      Sobre os métodos, cada um se adapta melhor a coisas diferentes, mesmo. O importante é experimentar de tudo um pouco pra ver o que funciona 🙂
      Beijo!

      Curtir

Deixe um comentário

