BEDA #20 – Como aproveitar melhor a faculdade

assignment, essay, help, paper, price

A época da faculdade é uma das fases mais legais, pois se trata justamente do período em que deixamos de ser adolescentes e nos tornamos adultos. Além disso, todo o clima de experimentação e aprendizado vão ser levados para a vida toda. Como já passei dessa fase, trago algumas dicas que gostaria de ter recebido enquanto estava na faculdade:

Faça amigos

Na faculdade, por terem escolhido o mesmo curso, a chance de você ter mais interesses em comum com seus colegas é grande. Mas além da sua turma, existem vários outros grupos onde você pode fazer amigos, como bandas, grêmios, times esportivos… A dica principal é: circule entre diferentes ambientes e conheça pessoas. Muitos dos amigos que a gente faz na faculdade são para a vida toda!

Vá a festas

As festas de faculdade são comuns, não só no campus, mas em repúblicas ou mesmo na casa de algum colega. Além de serem uma ótima oportunidade de conhecer pessoas, são também uma forma de espairecer a cabeça dos trabalhos e provas. Depois que formar e ingressar no mercado de trabalho, as chances de sair com seus amigos para se divertir a noite toda vão se tornando cada vez mais raras, então aproveite enquanto pode acordar tarde durante a semana. Só não abuse, ok? Responsabilidade acima de tudo.

Estude o que você gosta

No Ensino Médio somos obrigados a estudar uma série de assuntos que não nos interessam, certo? Na faculdade, apesar das matérias obrigatórias, grande parte da grade curricular nós é que escolhemos. Assim, é possível direcionar o curso para as áreas que são do seu interesse e se dedicar ao que você realmente gosta de estudar. Até de outros cursos dá pra puxar matérias, o que é ótimo.

Aprenda a se virar

No meu caso, a época de faculdade coincidiu com sair da casa dos meus pais e morar sozinha, o que exigiu de mim aprender coisas que até então nunca havia precisado, como cozinhar, arrumar a casa, lavar roupas, controlar as finanças, pagar contas, etc.. Mesmo que este não seja o seu caso, você pode colocar como meta aprender a se virar na vida adulta, porque cedo ou tarde isso vai ser exigido de você. É legal pedir ajuda de quem já passou por isso antes, mas caminhar com as próprias pernas também é um exercício de autoconhecimento interessante.

Faça estágios

Na faculdade, com tantas distrações, pode ser que você vá se deixando levar e acabe perdendo algumas oportunidades. Minha dica é começar a procurar estágios desde o início do curso. Pode ser alguma atividade de pesquisa, extensão, empresas juniores, monitorias, enfim, coisas que te ajudem a colocar em prática o conhecimento teórico das aulas. Essas experiências extraclasse são excelentes para te ajudar a entender qual área você realmente quer seguir e agregam valor ao seu currículo, caso queira começar sua carreira no mercado de trabalho tradicional. Sério, vale a pena começar cedo.

Essas são algumas das dicas que eu gostaria de compartilhar com quem está vivendo essa fase. Apesar dos perrengues e noites viradas estudando, é uma fase que eu sinto falta e que acho que vale a pena aproveitar bastante! 🙂

* Imagem retirada daqui

17629873_1319972661384518_3287602528063976838_n

Anúncios

Um comentário sobre “BEDA #20 – Como aproveitar melhor a faculdade

  1. Pingback: BEDA #30 – Como foi a experiência | Frugalidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s