3 dicas práticas de organização inspiradas no método GTD

books, college, colorful, colors, desk

Para quem não sabe, GTD (sigla para “Getting Things Done”) é um método de organização idealizado por David Allen. Esse sistema permite gerir e priorizar diversas áreas da vida, mantendo tarefas, projetos e sonhos sob controle, diminuindo o estresse e a ansiedade no dia-a-dia. Na verdade, é bem difícil explicar assim em poucas palavras, por isso recomendo a leitura na íntegra do livro “A arte de fazer acontecer”.

Inspirada por esse método, hoje trago para vocês 3 dicas que tenho aplicado e que funcionam para melhorar a organização:

1. Caixa de entrada zerada
Esse conceito mudou minha vida. Basicamente, consiste em analisar o que chega na caixa de entrada e rapidamente processar tudo: jogar fora, arquivar ou incluir na lista de tarefas/próximas ações. Por exemplo, no email eu uso o conceito de inbox zero e, assim que chega uma nova mensagem, eu já dou um fim a ela. Zerar a caixa de entrada dá uma paz enorme, vocês não têm noção. Recomendo super!

2. Regra dos 2 minutos
É bem simples: se uma tarefa pode ser executada em menos de 2 minutos, não existe porque adiá-la. Isso faz com que, ao longo do dia, você conclua muito mais coisas da sua lista. Assim, a sensação de dever cumprido fica ainda mais evidente! 🙂

3. Agenda enxuta
Antes, eu tinha mania de encher minha agenda com tarefas e compromissos que, no fundo, eu não sabia se iriam ser cumpridos. Depois que conheci o GTD, vi que o mais eficiente é incluir na agenda apenas atividades que tenham data e horário marcados, ou seja, só o essencial. Assim, só de bater o olho (o que faço diariamente antes de dormir), já sei todos os compromissos que terei em determinado dia, assim como os “buracos” de tempo livre.

Você pode identificar essas 3 dicas de forma mais visual e com contexto no esquema abaixo:

Para quem se interessa pelo tema, recomendo a leitura do livro A Arte de Fazer Acontecer e também o conteúdo produzido pela Thais Godinho, que é expert no assunto.

* Imagens retiradas daqui: 1 | 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s